domingo, 29 de novembro de 2009




Hemorragia

A hemorragia é uma perda de sangue devido à ruptura de vasos sanguíneos. Essa ruptura pode ser exposta ou não, gerando dois grandes tipos de hemorragias: a interna e a externa. Estas duas implicam atitudes diferentes da nossa parte, escuteiros, e especial da parte dos socorristas.

As hemorragias internas são as que apresentam sinais menos característicos e podem ser as mais complicadas de identificar. Por essa razão levam a um diagnóstico tardio que por vezes já causou muitos danos internos que poderiam ter sido evitados. Normalmente é gerada após um trauma (um acidente de carro, queda, pancada, ect…). Os sintomas iniciais são sensação de frio, sede e pulso irregular. Em casos mais graves pode chegar a palidez, um grande arrefecimento da vítima, sobretudo nas extremidades do corpo como nas pontas dos dedos, e alteração no estado de consciência devido a perda de sangue (o cérebro não está a receber sangue suficiente). Por vezes, em alguns casos quando a hemorragia é perto da pele, pode ser vista como uma espécie de nódoa negra sobre uma grande superfície.

Nestes casos o melhor a fazer é tentar acalmar vítima pois deve estar em estado de choque, tentar mantê-la acordada para não perder os sentidos, manter a temperatura corporal da vítima, normal e, caso a vítima venha a perder a consciência, coloca-la na posição lateral de segurança (aplicada somente em casos em que a vítima não apresente danos na coluna vertebral, braços, pernas e cabeça). Nunca se deve dar à vítima comida nem bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário