domingo, 29 de novembro de 2009

Qual é a diferenca de um tumor e um cancer

O que nós chamamos de câncer ou tumor (o nome correto é Neoplasia), é apenas uma célula que sofreu mutação em seu DNA (alguma letra do código foi alterada) e ela não se reconhece mais como fazendo parte de um tecido, sendo assim ela faz a única coisa que uma célula sozinha no meio de tantas poderia fezer: começa a sofrer atividade mitótica (multiplicação) que nem uma louca. Então tudo começa com apenas uma célula, que se divide e vira duas (Mitose), dessas duas saem quatro, que geram oito, daí vem dezesseis, 32, 64, 128, 256, 512, 1124... etc, e tal. Em pouquíssimo tempo você tem formado o famoso tumor cancerígeno.

Agora que você já sabe o básico, vamos em frente...

Tumor é qualquer aumento de tamanho em algum tecido do corpo, um inchaço como é conhecido popularmente, então essa palavra pode ser desiguinada para caracterizar uma Neoplasia, tanto maligna quanto benigna.

O câncer caracteriza apenas os tumores malignos, então não existe a expressão: "fulana está com um câncer benigno". Câncer foi o nome dado para especificar todos as Neoplasias malignas, para evitar confusões e facilitar a vida de quem fala. Então quando for benigno você deve dizer: "tumor benigno"; e quando for maligno diga apenas "câncer".

As Neoplasias podem matar de várias formas, mas de modo geral acontece o seguinte: conforme as células mutantes vão se multiplicando e o tumor vai crescendo, ele começa a "furtar" para sí vasos sanguíneos que estejam perto, ora sangue é vida, e até mesmo células mutantes precisam dele para sobreviver e se multiplicar. Desta maneira algumas células mutantes podem ganhar corrente sanguínea e se espalhar por todo o corpo (Metástase), criando assim inúmeras complicaçôes. Imagine vários caroços crescendo sem parar e em várias partes de seu corpo, não é legal não. Obs: A Metástase acontece apenas em casos de Câncer.Cada tumor que nasce em um local do corpo, prejudica o bom funcionamento daquele tecido, além de roubar parte de seu suprimento sanguíneo, ele lesiona o tecido do órgão, e pode causar processos inflamatórios terríveis.

O termo benigno é usado para indicar um tumor que não apresenta capacidade de sofrer Metástase, ou seja, se retirado com ato cirúrgico, ele provavelmente não ocorrerá de novo, como o tumor benigno é local, ele geralmente não causa muitas complicações, dependendo do local onde se encontra, é claro (um tumor benigno no Cérebro, iria causar muitas complicações). E maligno significa lógicamente o contrário, mesmo que o tumor venha a ser subjugado, mais cedo ou mais tarde ele retornará para lhe sacrificar novamente.
Bom, meu caros, pois é isso ai, e estudos comprovam que até hoje não existe tumores benignos que transfomou-se em malignos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário