sábado, 29 de agosto de 2009

Gangrena





Gangrena é uma necrose isquémica (falta de suprimento saguineo, e consequente falta
de oxigénio) das extremidades (braço, mão, perna, pé), e seguida de invasão bacteriana e putrefação. Clostridium perfringens é a especie mais comumente envolvida na gangrena, mais outros clostrídios e várias outras bacterias também podem crescer nos ferimentos.

G. diabética - úmida associada a diabetes.

G. seca - ocorre sem decomposição bacteriana subsequente, em que os tecidos ressecam e atrofiam.

G. embólica - afecção que se segue a interrupção do suprimento sanguíneo por meio de embolia.

G. gasosa - fermenta os carboidratos no tecido e produz gases(dioxido de carbono e hidrogenio). Afecção dolorosa severa, aguda, na qual os musculos e os tecidos subcutâneos se enchem de gás e com um exsudado serossanguinolento; devido a infecção dos ferimentos por bactérias anaeróbias, causa invasao da corrente sanguinea com risco de vida

G. úmida - associada a decomposição protiolítica resultando de ação bacteriana.

G. simétrica - de dedos correspondentes em ambos os lados devido a distúrbios vasomotores.

Prevençao: Limpeza imediata dos ferimentos graves e tratamento preventivo com antibioticos sao as etapas mais eficazes na prevençao da gangrea gasosa. A penicilina é efetiva contra C. perfringens.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Câncer de Mama





O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. É muito mais frequênte nas mulheres, mas pode atingir também os homens. Os sintomas mais comuns são o aparecimento de nódulo/endurecimento da mama ou debaixo do braço (na axila), a mudança no tamanho ou no formato da mama, a alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola, o Corrimento pelo mamilo, com ou sem sangue e a retração da pele da mama ou do mamilo.

Esclerodermia





A esclerodermia ou esclerose sistêmica é uma doença crônica que se caracteriza por alterações degenerativas e formação de cicatrizes na pele, nas articulações e nos órgãos internos, além de anormalidades nos vasos sangüíneos.

Este distúrbio de causa desconhecida é quatro vezes mais comum em mulheres que em homens, sendo raro em crianças.

Essa doença causa inchaço na ponta dos dedos, dores fortes nas articulações,insuficiêcia renal grave,insufici~encias cardiacas, dificuldade de deglutição e mais tardiamente dificuldades repiratórias por que as cicatrizes lesão a parte inferior do esôfago.

ESQUEMA DE CALCIFICAÇÃO

PÉ DIABETICO





O que caracteriza o pé diabético?

O paciente portador de diabetes há alguns anos, é um candidato a ter neuropatia que associada a alterações da circulação sangüínea (micro e macroangiopatia diabética), torna o paciente mais vulnerável a infecções nos pés. Esses três fatores: a neuropatia, a angiopatia e a infecção, constituem a tríade mais freqüente do pé diabético. O pé diabético pode ser causado exclusivamente por apenas um dos fatores mencionados, mas a neuropatia é o mais freqüente.



Quais são os problemas mais comuns nos pés?

Os problemas encontrados com mais freqüência nos pés são:

Bolhas e calos causados por sapatos apertados ou mal ajustados;
Verrugas na planta do pé;
Rachaduras (fissuras);
Infecção por micose entre os dedos;
Pequenas infecções nas unhas;
Unhas encravadas;
Pequenos ferimentos associados a unhas alteradas.
Esses problemas encontrados nos pés de qualquer pessoa, não acarretam maiores danos nas pessoas saudáveis, mas no diabético podem levar a complicações sérias. Os pequenos ferimentos se não tratados podem evoluir para celulite, abscesso e gangrena.

Quais são as complicações do pé diabético?

A infecção no pé pode invadir facilmente os tecidos vizinhos atingindo também os ossos levando à osteomielite, causando deformações ósseas.

A gangrena pode ocorrer pela falta de circulação, devido à infecção ou ambos, causada pela obstrução dos pequenos vasos digitais. Ela também pode ser devido à falta de circulação sangüínea em um grande vaso da coxa ou da perna, proveniente de sua obstrução. A gangrena se manifesta inicialmente por palidez, vermelhidão e pela pele afetada, tendo um mau cheiro característico.

As úlceras ocorrem abaixo da cabeça do metatarso ou nas áreas de maior pressão. Este aumento de pressão leva à formação dos calos e posterior ulceração.

A hiper-hidrose, pele seca e fissurada e alteração do fluxo sangüíneo facilitam a instalação e a manutenção de infecções cuja evolução pode ser a gangrena do pé.

ÚLCERAS GASTRICAS

O QUE É UMA ÚLCERA?

A úlcera é uma área focal da mucosa(pele que recobre desde a boca até o ânus ) do aparelho digestivo que foi destruída pelos sucos digestivos. No caso da úlcera gástrica ou duodenal , a destruição é feita pelo ácido produzido pelo estômago. A grande maioria das úlceras não são maiores que um grão de ervilha apesar disso podem causar grande descomforto e dor. No alto à esquerda visualiza-se um corte microscópico de uma úlcera onde a porção roxa mais escura representa a mucosa que está interrompida . Abaixo à direita vê-se uma radiografia demonstrando o local da úlcera. Ao centro, a representação da úlcera propriamente dita. No caso uma úlcera gástrica.





QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ÚLCERA?

O sintoma mais comum é uma sensação de dor tipo queimação ou vazio na boca do estômago (região epigástrica). A dor geralmente ocorre entre as refeições e algumas vezes acorda o paciente durante a noite. Pode durar durante minutos ou horas e geralmente alivia quando o paciente se alimenta ou faz uso de anti-ácidos. Outros sintomas menos comuns incluem náusea , vômitos , perda do apetite e peso.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

INFLAMAÇÃO



A inflamação (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatório é uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos a uma agressão sofrida. Entende-se como agressão qualquer processo capaz de causar lesão celular ou tecidual. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é mediada por diversas substâncias produzidas pelas células danificadas e células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxoviridae (dos vírus influenza). O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência" (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora às vezes seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus.Pode causar náusea e vômito, especialmente em crianças,mas tais sintomas são mais característicos da não relacionada gastroenterite, que pode ser chamada de "gripe de estômago" ou "gripe de 24 horas".

Tipicamente, a gripe é transmitida por mamíferos infectados por meio do ar por tosses ou espirros, criando partículas contendo o vírus, e por aves infectadas por meio de suas fezes. Pode também ser transmitida pela saliva, secreções nasais, fezes e sangue. Infecções também ocorrem por meio de contato com estes fluidos corporais ou com superfícies contaminadas. Os vírus podem infectar por cerca de uma semana à temperatura do corpo, e por mais de 30 dias a 0 °C (32 °F), e por períodos mais longos em temperaturas mais baixas. A maior parte das variedades do influenza pode ser facilmente neutralizada por meio de desinfetantes e detergentes.